...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

EU SOU UMA DE MUITAS HIPÓTESES

Francisca Ferreira da Costa, 1.9.1919
 
EU SOU EU E A MINHA CIRCUNSTÂNCIA,
E SE NÃO A SALVO A ELA, NÃO ME SALVO EU.
José Ortega y Gasset, Meditações do Quixote
 
 
Armando Vara disse que a sua sentença tinha mais a ver com a sua circunstância que com os factos, provando a sua iniciação à filosofia, na pessoa de Ortega y Gasset. 
A primeira oração da frase de OyG é a mais sumarenta, e bem podia ser traduzida por 'eu sou uma de muitas hipóteses', porventura antagónicas.

* Antes do filósofo, já um escritor de aventuras dissera algo semelhante, numa entrevista de Rudyard Kipling publicada no From to Sea, em 1889: para Mark Twain, 'quando uma pessoa se detém a pensar, a religião, a formação e a educação não são garantia de nada perante a força das circunstâncias que movem o homem'.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário