...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 8 de junho de 2014

OS TRANSPARENTES DE ONDJAKI


          - temos técnicas muito avançadas, veio gente de fora e tudo, tá tudo controlado pelo governo
          - você acredita nesse governo?
          - não tenho outro para comparar

O título do livro, materializado numa das personagens (demasiado aérea para o meu gosto) e metáfora da gente caluanda, é um adjectivo bem esgalhado, e a Luanda desnudada por Ondjaki até bate certo com a cidade que nós, primos afastados, imaginamos.
Lá está a alegria epidérmica, o cidadão 'geneticamente preparado para aderir à festa, não importando tanto os seus precedentes explicativos nem as suas futuras consequências, mas sim a intensa homenagem ao torpor humano dessa hora chamada presente'.  
Lá estão os polícias que complicam para depois descomplicar, mediante a 'justa' gratificação, ou os presuntivos fiscais que vão passando, para ver como vai o negócio, recebendo o 'cumbú' para não verem oficialmente como vai o negócio (ele próprio pouco oficial).
Lá está a comissão instaladora, que serve para os seus membros se instalarem.
Lá estão os expedientes e o desenrasca, que os tugas esqueceram por lá: ´tudo dá errado há muito tempo, não te preocupes, depois a gente dá um jeito, esse é o modo angolano de ir fazendo as coisas, se fizéssemos logo tudo bem havia inúmeras desvantagens, primeiro parecia que o trabalho era fácil e rápido, depois não tínhamos hipótese de brilhar com as correções, entendes?'  
Lá está a sabedoria dos mais-velhos, com outra imagem para o bater das asas da borboleta, 'mexem na raiz da árvore e pensam que a sombra fica no mesmo lugar...'.
Lá está a guerra civil, sempre presente, mas mesmo para quem a não viveu.
Lá estão os governantes 'atentos' aos anseios da sociedade civil, encarnada em 'empreendedores' com apetites pela coisa pública (no caso, a privatização da água, também apetecida por cá).
Lá está um presidente eterno (como as neves do Kilimanjaro) e omnipotente, que determina 3 dias de luto nacional pela morte da camarada Ideologia e 'declara inteiramente cancelado o tão esperado eclipse total' do sol (ou desvisitação por algumas horas) - com sucesso, diga-se.

          - mas quem manda em tudo isto?
          - gente muito superior.
          - superior... como Deus?
          - não. superior mesmo! aqui em Angola há pessoas que estão a mandar mais que deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário