...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 13 de março de 2014

PARA MALES DE AMOR, PRIMA 2

Boulevard Diderot, 1969, Henri Cartier-Bresson
 
- A alma padece de mui variadas formas. Temos os pruridos da dúvida, doença crónica dos filósofos que procuram a certeza; hipertrofias de crenças, mal frequente aos vinte anos; aneurismas de aspirações, muito vulgares em bacharéis formados; icterícias de desespero, nos chefes de família numerosa; fracturas de carácter, nos homens políticos; luxações do senso comum, nos poetas; paralisias de ociosidade, nos empregados públicos; dispepsias de indignação, nos contribuintes; noli me tangere de susceptibilidades, nos deputados flutuantes; convulsões de entusiasmo, em afilhados de ministros; marasmos de desalento, em pretendentes sem protecção; cancros de exigências, em diplomatas indispensáveis; epilepsias de ciúmes, nos maridos; e as cataratas de amor, em...
- É a doença de Carlos, é a doença de Carlos.
Carlos moveu-se com impaciência.
- Pois é terrível doença - continuou o orador. - Vejamos. Causas: - É hoje inquestionável que esta espécie de cegueira procede de ordinário da exposição do doente ao fogo e esplendor de uns olhos e ao hálito embalsamado de uns lábios de mulher. Para evitar o contágio, construíram-se em tempos vários estabelecimentos higiénicos  que chamaram conventos. (...)
- Os sintomas são variados. Em geral o doente tem fisionomia de parvo característica; no intervalo dos acessos cai em uma espécie de beatífica idiotia, da qual nem os cáusticos o arrancam. Nos paroxismos chega a arrepelar os cabelos, a amarrotar o colarinho, a soltar gritos, que bolem com a vaidade dos tigres, e a arrulhar de maneira que causa o desespero dos pombos. Nos casos mais fortes, a doença toma um carácter de malignidade e o doente faz-se poeta. Nesse estado, o médico perde as esperanças e reclama os sacramentos... do matrimónio.
- E o tratamento? E o tratamento? - perguntaram alguns, rindo.
- A higiene é tudo, meus amigos; mal vai se a profilaxia não atalhou a moléstia.(...) Recomendo a gastronomia, porque as funções do estômago e do coração são antagonistas.
Júlio Dinis, Uma Família Inglesa   

Sem comentários:

Enviar um comentário