...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 4 de janeiro de 2014

UM PEQUENO LAPSO

 
Podia ser conhecido como Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Moço Honorário da Real Câmara Municipal do Porto, Comendador das Ordens de Cristo e da Rosa (do Brasil), Presidente da Associação Comercial do Porto, Presidente da Associação Comercial de Beneficência, fundador do Club Portuense.
Podia estar associado à construção do Palácio de Cristal. Podia ser lembrado pelas festas opulentas dadas no seu palacete na Invicta, pela sua riqueza acumulada no Brasil, onde viveu até aos 30 anos, ou pelas suas ações beneméritas.
Não, Guilherme Augusto Machado Pereira (1822-68) ficou conhecido por um erro: no diploma em que Pedro V lhe atribuiu um grau nobiliárquico, em 1861 - talvez o apogeu da sua existência -, trocaram-lhe a ordem dos apelidos, e o 1º Visconde de Pereira Machado passou a ser o 'visconde de trás para diante'.

3 comentários:

  1. Caro Luís,

    Seria possível enviar a fonte do retrato de Guilherme Augusto Machado Pereira?

    Com os melhores cumprimentos,
    Natália Bruno

    ResponderEliminar
  2. https://www.google.pt/search?q=visconde+pereira+machado&client=ms-android-sonymobile&biw=320&bih=440&prmd=imnv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwimr4LTxIzNAhXIOxoKHecdDigQ_AUIBigB#imgrc=J51avfkH2FddcM%3A

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar