...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

BOLO TÁRTARO


É possível não ser psicopata e desejar que a filha tenha um bocadinho de dor? É.
A minha 'mai velha foi ontem ao dentista. Já lá fora reparar os dentes da frente, que partiu... 2 vezes. Mas agora foi tratar a sua primeira cárie.
Nada inesperado, quase não há dia em que não coma "porcarias" (padre, pequei, porque o permiti... mas muito faço eu, que lhe como os saquinhos de rebuçados que traz das festas de anos!!!).
E sim, torci para que a experiência a afectasse, de modo a reduzir o consumo de açucar*. Mas a única reacção foi tapar os ouvidos, por causa da broca. Dor, nenhuma.
Isso era dantes, agora há compósitos, luzinhas endurecedoras, adesivos, corantes e anestesias eficazes. Antes havia umas macroseringas e uns alicates, ir ao dentista era pouco agradável. mesmo para estóicos como eu que não tugia nem mugia na cadeira. Só falar no "ferro-de-engomar" (um prédio antigo e bem apessoado no Cartaxo, triangular) petrificava.

Bem, e já que regresso à infância, havia uma palavra pior que ferro-de-engomar: Ripilau. Há palavras que vos causam calafrios? Eu tenho uma, Ripilau.
Bom aluno, não passava vergonhas. Excepto num dia de tormenta, o da festa anual das escolas num eucaliptal (ou clipal, como dizem uns quantos) perto do Cartaxo – o Ripilau – com competições desportivas interescolas. Corridas em corta-mato, ainda vá, mas porque é que haviam de colocar cordas para os meninos menos ágeis tropeçarem, para gáudio da trupe infante e de todos os paizinhos da urbe?
Não há nome mais certeiro, corrida com obstáculos. Pode um convívio ao ar livre, com direito a merenda e cheiro a resina (seguida de mais provas, chuiff…) causar lesões irreversíveis numa criança?
Talvez venha daí o meu ódio ao desporto. Como uso dizer, se há certezas quanto ao meu desfecho é que ninguém “olha, morreu a fazer desporto”. É que o desporto mata, olhem o Féher.
Sempre fui assim, pelos 8 anos o meu pai chamava-me juiz de linha, porque os outros jogavam à bola e eu levava uma cadeira de lona para assistir...
Pronto, psicopata não, apenas asténico.

* Não funcionou.

Sem comentários:

Enviar um comentário