...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 11 de setembro de 2010

PÕE NA CONTA!!!


Desde o início do ano, a dívida pública aumentou 2,67 milhões de euros à hora (o ritmo cresceu para 5 milhões/hora em Julho). A esta velocidade, a autorização parlamentar para aumentar este ano a dívida em 17.400 milhões de euros esgotou-se a 1 de Setembro.
Estamos alegremente a acelerar para o desfiladeiro. E, no estio, o povo não liga, quase assobia a cantilena “sr. Condutor, se bater não faz mal, vamos todos para o hospital…”
A pessoa a quem, indignado, li os números, não levantou os olhos do seu livro. Talvez pense que não há nada a fazer, e o que não tem remédio remediado está, ou pense “enquanto o pau vai e vem, folgam as costas”, até ao próximo apertar de cinto, aumento de impostos, taxação de SCUT. Que sera sera!
Esta notícia recordou-me a Ferreira Leite, que nos alertou para a deriva do Estado, qual Cassandra – embora a senhora esteja longe da imagem da grega, com longos cabelos enovelados e seios sensuais, vestindo uma toga e com pulseiras nos antebraços nus.

Nas previsões do World Economic Outlook, publicado pelo FMI em Abril, espera-se que o PIB português seja ultrapassado em 2015 por 11 países: Egipto, Nigéria, Malásia, República Checa, Roménia, Hong Kong, Chile, Israel, Irlanda, Filipinas e Singapura. Vá, alguns desses países têm muita gente, mas e a Roménia?
Também há previsões para o PIB per capita, que anula as diferenças populacionais. Aí são 6 os países que passam à nossa frente: a mesma República Checa (com população semelhante), Coreia do Sul, Taiwan, Bahrein e Omã. Asiáticos, ou petróleo, tá explicado. Não há que ter vergonha.
Ah, esquecia-me dum país. Porque raio é que vamos ser ultrapassados por Trinidad e Tobago?

Sem comentários:

Enviar um comentário