...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

sábado, 23 de janeiro de 2010

BISBILHOTICES


Tenho uma estante preferida na FNAC, com biografias e ficção histórica baseada em factos reais.
Por esse prisma, concedo que sou um bisbilhoteiro, interessa-me a vida dos outros.
Uma das coisas mais interessantes é ler vários livros sobre a mesma criatura e ver como somos condicionados pelo biógrafo ou pelo escritor: diferentes autores dão-nos versões distintas, quando não antagónicas, das pessoas.

Agora aconteceu-me com a história de Joana a louca, que conhecia como uma lunática, rainha espanhola que nunca chegou a reinar - o trono passou da mãe Isabel a católica para o filho Carlos I.
A minha Joana é algo histérica, raramente trocava a roupa e tomava banho, mas era lúcida, teve consciência como foi manipulada pelo marido, pelo pai e pelo filho, enclausurada no castelo de Tordesilhas, isolada da sua nobreza e do seu povo – 46 anos de prisão domiciliária.

Acontecera-me o mesmo com Carlos o belo: ora um rei competente que aumentou a França, ora um fraco que foi usado para acabar com os templários.
Pano para mangas é a história das amantes de Luís XIV (Valliére, Montespan e Maintenon) ou de Luís XV (Pompadour e du Barry*): ora conhecemos uma meretriz interesseira e cínica, que se intrometia no Conselho de Estado, ou imaginamos uma mulher sofrida, amante da arte e dos ideais republicanos, que aconselhava o rei de forma sensata.
Depende do livro e da perspectiva do escritor.

Moral da história: particularmente em tempos menos documentados, a(quela)s criaturas são o que escreveram delas, são o que ficou registado e da perspectiva de quem o registou.
Somos o que dizem de nós, e nem todos dizem o mesmo: uma pessoa pode ser determinada para uns e obcecada para outros, prudente ou insegura, tímida ou antipática.
Até o maior sacana tem amigos que lhe reconhecem alguma virtude. E vice-versa.
Imaginem que robin dos bosques era conhecido pela pena do xerife de nothingham: um reles ladrão que seduzia donzelas.

* guilhotinada, as suas últimas palavras corajosas foram “por graça, senhor carrasco, só mais um momentinho”. Frase tão deliciosa como aquela (injustamente) atribuída a Maria Antonieta “o povo não tem pão? Comam brioches”.

1 comentário:

  1. :-) "um momentinho" é muito bom!

    Em matéria de bisbilhotices aconselho "amantes dos reis de Portugal"

    ResponderEliminar