...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

QUEM MAIS TEM, MAIS QUER...


Os meus filhos foram dormir a casa de 2 amigos da escola, que vivem numa vivenda. Quando os fui buscar, a Inês veio a queixar-se que gostava de viver na casa do Tiago, e perguntou, com ar acusatório, porque é que vivíamos num apartamento: “Não tens dinheiro? Não tens 2 mil euros?” (a sua noção de capital tem dioptrias, o avô deu-lhe 25€, o que achava suficiente para uma casa e um carro).
Tentei explicar-lhe que os pais dos amigos tinham salários melhores (“mas a mãe do Tiago é professora!”) e que, em todo o mundo, a maioria das pessoas vive em casas piores, ou não tem sequer casa, ou água potável, ou luz, ou aquecimento.
Não a convenci, continuou amuada, como se fôssemos culpados do seu "azar".

Acabei de ver o final duma reportagem da Cândida Pinto sobre SIDA em Moçambique - primeiro, uma mulher HIV+ desempregada a viver com 3 filhos e 6 netos, que comiam 5 pães no mata-bicho; depois, 4 irmãos orfãos, que sobreviviam a plantar mandioca, milho e feijão, e vendiam cocos no mercado. O sonho deles era ter uma bola para jogar futebol.
Ao mais velho (13, 15 anos?), a jornalista perguntou "o que é que vos faz mais falta?". Resposta “Só… nada, nada, nada. Tá tudo bom”. E um sorriso envergonhado.
‘Tava a almoçar e fiquei engasgado.

2 comentários:

  1. Eu também vi essa reportagem e perguntei-me: como é que uns reclamam do ar, da terra, do vizinho, do sol da chuva e aqueles dois irmãos, que sóse tinham aos dois e pouco mais, diziam simplesmente que estava tudo bem...

    ResponderEliminar
  2. pois é meu caro. É precisamente por essa sede de posse que este mundo está como está. Insistem em procurar no que consomem sem parar o que lhes falta por dentro...sentido. Mais radical. A maior parte dos que cá andam nem sabem o que cá fazem...abraço

    ResponderEliminar