...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

domingo, 1 de novembro de 2009

FESTUM OMNIUM SANCTORUM

capela sistina, último julgamento

O dia de todos os santos serve para celebrar todos os santos e mártires da igreja, conhecidos e desconhecidos. O 1º dia de todos os santos apareceu no século IV, quando eram já tantos os mártires que não havia um dia do ano para cada um, e a data fixou-se no século VII.

Certo é que a feira do Cartaxo, com menos vigor de outrora, quando servia para o povo abastecer-se de roupa, utensílios e frutos secos, nada tem de religioso.
Para mim, era uma semana de carrinhos de choque, nos furos das aulas – e agora é um pequeno exercício de masoquismo, em prol da miudagem, cheio de encontrões, música aos berros e alguma lama.

Procurando informação sobre a Feira dos Santos, não só fiquei a saber que é herdeira duma feira de Agosto iniciada em 1654, que começou numa quinta afastada (Quinta do Moinho da Fonte) e passou para a cercania da novel praça de touros, mas que o centro do Cartaxo era um bosque dos frades mendicantes e o convento do Espírito Santo, fundado em 1525, transformou-se mais tarde na sede do município (com escola, tribunal e cadeia), a que ardeu em 1970 e existia no local da actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário