...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

É SEMPRE A FAVOR DA BANCA


Numa altura longínqua em que poupava de forma sincopada, o BCP ofereceu-me uma proposta fantástica: 6 meses de taxa 2x acima do mercado, e 5 anos com a guita aplicada na bolsa, sem limite de descida, mas limite de subida de 4%. Conclusão, com as oscilações, houve um rendimento final de 24%, a banca ficou com 20% e eu com o resto, abaixo da inflação.

O BPI mandou-me ontem pela 2ª vez uma proposta para eu aplicar parte do meu porquinho em 5 lotes de acções de empresas energéticas durante 4 anos. Em cada ano, ganho se todas subirem (1% no 1º ano, 2% no 2º, 3% no 3º e 4% no último), basta uma não subir e não recebo nada.
A minha filha tem 8 anos e não percebeu as contas: 1000€ em cada lote, se 4 subirem 20% e 1 descer 1€, a banca ganha 799€ e o dono do dinheiro fica em branco.
Hum, acho que vou repetir a resposta que dei pessoalmente à senhora que me atendeu na primeira tentativa, é uma proposta indecente. Avisem se houver algo menos desigual, ou mais subtil, eu espero.

Sem comentários:

Enviar um comentário