...e depois, com bigodes de leite, pedem mais paciência e esforço ao povo, que a "vaca 'tá seca".

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jefferson, esse comuna

O tema da Campanha tem sido o programa do Bloco de Esquerda.
 
Ainda bem que o é, pois é democrático e adulto que se discutam os programas, é neles que se vê as linhas de fundo da acção política. Não falo de pequenos fait-divers, falo das políticas gerais que se pretendem para o país.
 
Sobre a história deste movimento/partido, e respondendo ao de leve (para não quebrar o cessar-fogo declarado unilateralmente pelo Duarte), já muito se escreveu, mas embora criado por elementos do PSR, da UDP e da Política XXI, ao bloco juntaram-se socialistas e social-democratas inspirados em países tão maus e pobres como Suécia ou Noruega, além de gente de esquerda sem ideologia formatada e pronta-a-vestir.
 
De uma vez por todas, o Bloco de Esquerda não acredita na utopia comunista, nem na utopia capitalista. O Bloco não apoia, nem aceita o regime Chinês, Norte-Coreano ou Cubano.
 
O Bloco é um partido democrático parlamentar e europeísta que abomina qualquer ditadura e não tem farois internacionais para se guiar. Queremos ajudar a criar uma alternativa ao Capitalismo, mas uma alternativa que se vá construindo gradualmente. Como exemplo, propomos a Nacionalização da GALP e da EDP e de mais nada, e estas empresas apenas pelas razões já explicadas diariamente pelo Francisco Louçã. Acaso estamos contentes com o Estado a que isto chegou? Senão estamos, porque é que nos conformamos? Porque não procuramos algo melhor? O Bloco procura e sabe que infelizmente a solução não nem o capitalismo, nem o comunismo.
 
Tudo o resto é a agitação natural dos meios conservadores face ao crescimento do progressismo.
 
Pedro Mendonça

3 comentários:

  1. Então seria melhor voltar ao 11 de Março de 1975?!

    O que é seu é meu, e o que é nosso é de todos?!

    Eu cá fico-me pelo 25 de Novembro desse ano, para nem me lembrar do periodo que decorreu entre essas duas datas.

    ResponderEliminar
  2. T.Jefferson seguia a doutrina e os ensinamentos de Jesus. Conhecendo a total descrença do BE na religião católica, não acha abusivo utilizarem uma citação dele? E ainda comprou Nova Orleães aos Franceses...um capitalista, portanto.

    R.Sousa

    ResponderEliminar
  3. caro RSousa,

    As generalizações são sempre más... existem pessoas de todas as religiões no BE, e que eu saiba Jefferson tinha uma muito má opinião dos católicos :-)

    Sobre o facto de ser abusiva a utilização da frase, diga-me lá se a opinião de Jefferson se é muito diferente da do BE.

    Sobre a compra aos francius, citamos uma frase não exaltei a sua vida, e como não vou em generalizações não diabolizo o capitalismo, apenas constato que não é uma utopia que queira viver, como outros antes viveram o comunismo.

    um abraço
    Pedro Mendonça

    PS: Caro anónimo, interessa-me mais o futuro... não tenho saudades de Salazar ou caetano, peço desculpa.

    ResponderEliminar